quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SEDUC informa sobre à aplicação da Provinha Brasil



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informa sobre a aplicação da Provinha Brasil nas escolas da Rede Estadual.

A Avaliação, que será aplicada na segunda (18), e termino sexta (22), tem como público alvo todos os alunos matriculados no 2° ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino, buscando diagnosticar, por meio de avaliações de leitura e matemática, o nível de alfabetização dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Os resultados permitem a professores e gestores a visualização dos diferentes níveis de aprendizado dos alunos, possibilitando a correção dessas diferenças durante o ano letivo, utilizando ferramentas específicas de aprendizagem.

Desse modo, são minimizadas as diferenças de aprendizagem entre os alunos, aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas e Compromissos Todos pela Educação.

Provinha Brasil

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. 

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. 

Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Fonte; ASCOM - SEDUC MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário