sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Funai se reúne com indígenas e agricultores em Vicente Dutra



O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) está reunido, na manhã desta sexta-feira, com os indígenas e com os agricultores em Vicente Dutra, no Norte do Estado. Conforme a assessoria de imprenssa da Funai, o coordenador da entidade em Passo Fundo, Roberto Perin, está tratando do caso. Ontem, um índio acabou se acidentando no Balneário Águas do Prado. O segurança do local, Altair dos Santos Bueno, de 47 anos, chamou a Brigada Militar (BM). Quando a guarnição chegou no local, dezenas de índios agrediam o profissional que se refugiou no carro da polícia para fugir.

O Balneário faz divisa com uma reserva indígena. O local foi demarcado para também ser terra. No entanto, ainda se aguarda a liberação de verbas para o ressarcimento dos atuais proprietários. Nesta manhã, agricultores protestaram contra depredações que teriam sido causadas por índios nos últimos dias em Vicente Dutra, no Norte do Estado. A manifestação visa pressionar as autoridades federais, especialmente a Funai, a buscar uma solução para o problema das demarcações de terras. As aulas foram suspensas e a prefeitura e estabelecimentos comerciais foram fechados.

O prefeito de Vicente Dutra, João Paulo Pastório, disse que o clima é tenso na cidade. “Nós temos no turismo, especialmente através da água mineral, uma das principais fontes de renda do município. Essa pressão e depredação feitas pelos índios prejudica muito nossa cidade”, observou. Pastório acusa os índios de depredarem parte das 150 cabanas que formam o Empreendimento Águras do Prado. “Nossa população é pacífica, mas tudo tem limite; Eles levaram geladeiras, colchões e outros pertences de turistas que são proprietários das cabanas e isso é inadmissível”, alegou.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário