sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Moradores e indígenas voltam a se confrontar em Vicente Dutra



Moradores e índios da tribo caingangue voltaram a entrar em confronto na manhã desta sexta-feira (22) em Vicente Dutra/RS. O clima é tenso no município.

Pela manhã, agricultores e moradores vicentinos realizaram uma manifestação contra a demarcação de terras e à ação dos índios, que invadiram o empreendimento Águas do Prado, na noite de quarta-feira (20), e depredaram o local. Conforme informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vicente Dutra, Valdeci Steffen, logo após a manifestação, os indígenas voltaram ao balneário e foram expulsos novamente pela população. 

No final da manhã eles se concentraram na estrada que dá acesso à reserva indígena, e também a comunidades do interior, e um novo conflito foi iniciado, já que os moradores querem a liberação da via. A estrada vicinal está bloqueada desde a quarta-feira, o que provocou o cancelamento das aulas nas escolas de Vicente Dutra, já que os ônibus escolares não podem circular. 

As informações dão conta de que o clima está tenso no local e que inclusive os índios estariam armados com facões, revólveres e fechas. O município solicitou policiamento para controlar a situação e evitar confronto direto entre índios e moradores. 

A tensão entre agricultores e indígenas já se arrasta há muitos anos em Vicente Dutra, devido à demarcação de mais de 700 hectares de terra como área indígena, onde está localizado o balneário Águas do Prado. O processo está tramitando em Brasília. Os agricultores são contra as desapropriações e os índios, por sua vez, querem que a demarcação seja agilizada pelo governo.

Fonte: Rádio Porto Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário