quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Questão indígena na região de São João do Carú (MA) 1.200 famílias podem ser desabrigadas



Na região de São João do Carú (MA), o Ibama e a Funai juntamente com o Exército Nacional, a Polícia Federal e Rodoviária e a Força Nacional estão prontos para tomar uma grande área de terras onde vivem 1.200 famílias para cedê-las a 400 índios.

Essa área engloba os municípios de São João do Carú, Governador Newton Bello, Zé Doca e Centro Novo Com e com a desapropriação mais de 40 mil pessoas serão afetadas indiretamente. O Presidente da Comissão em Defesa dos Proprietários e Agricultores, Arnaldo Lacerda, afirma que falta atenção com os proprietários da região por parte do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já que essa área não foi demarcada como indígena.

Existe na região a denúncia de ação ilegal de madeireiros e, para proteger a mata, a área estaria sendo reivindicada. No entanto, Lacerda diz que essa informação não é verdadeira e que notícias tendenciosas foram veiculadas. As famílias que serão desapropriadas da área vivem da agricultura familiar e não têm para onde ir. Cerca de 600 homens estão preparados para fazer essa retirada.

Fonte: Notícias Agrícolas & João Batista Olivi e Paula Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário