terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fim da trégua: Governo inicia operação de expulsão de não índios de Terra Indígena Awa-Guajá, no Maranhão



Enquanto produtores rurais do Paraná e Mato Grosso do Sul negociaram uma trégua com a Funai e os indigenistas internacionais em busca de uma solução amigável para as terras indígenas naqueles estados, o Governo Petista e a Funai planejam mais uma expulsão de brasileiros não índios de uma terra indígena no Maranhão. Em curso desde maio, a desintrusão da Terra Indígena Awa-Guaja deve começar nos próximos dias. Desintrusão é um eufemismo usado pelo aparato indigenista para "expulsão".

O aparato dos indigenistas na grande imprensa está em pleno curso em apoio a operação do Governo. A jornalista da Globo, Miriam Leitão, foi em pessoa ao Maranhão acompanhada do fotógrafo Sebastião Salgado. Salgado vive na França e é mundialmente conhecido pela cobertura da região amazônica como jornalista fotográfico.

Em matéria publicada em seu blog, Mirian Leitão disse que recebeu um telefonema de Sebatião Salgado, de París, e ouviu a seguinte proposta: "Míriam, vamos para a Amazônia passar um tempo numa aldeia indígena de recente contato? A gente se enfia na floresta, vamos entender isso. E conta no GLOBO. Só quero espaço: quatro páginas numa edição de domingo.", disse o fotógrafo.

A parceria de Salgado e Mirian resultou numa matéria gigantes, ilustrada, de quatro páginas no jornal O Globo deste domingo. O Questão Indígena recebeu a informação de que a ONG Survival International pode estar por trás do interesse dos jornalitas nos Awa-Guajá. E parece que vem muito mais por aí. Um ator internacional deve começar a usar sua imagem para pressionar o Governo brasileiro a expulsar todos os não índios da área.

O Questão Indígena tentará, no limite das nossas possibilidades e antes do fim, trazer a público todas aquelas informações que o aparato indigenista jamais mostrará.

Fonte; Questão Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário