terça-feira, 20 de agosto de 2013

Comissão debate demarcações de terras indígenas no Maranhão



A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia debate nesta terça-feira (20), às 14 horas, o processo de demarcação das terras indígenas Governador e Awa-Guajá, do Maranhão. A audiência, proposta pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA), será realizada no Plenário15.

Rocha afirma que, caso seja homologada a área proposta pela Funai, a terra indígena Awá-Guajá afetará a vida de 40 mil pessoas de quatro municípios do Maranhão: São João do Caru, Zé Doca, Newton Belo e Centro Novo.

No caso da área Governador, a sua ampliação abrangerá 75% do município de Amarante, segundo o deputado. "Isso levará a um colapso administrativo, visto que as arrecadações serão drasticamente diminuídas e parte da população, desalojada", diz.

O parlamentar afirma que o objetivo da audiência pública é tentar "estabelecer um acordo que possa tranquilizar toda a população provavelmente afetada."

Foram convidados:

O coordenador de Índios Isolados e Recente Contato do Ministério da Justiça, Carlos Travassos;
A presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati;
O representante do Ministério Público Federal do Maranhão, José Raimundo Leite;
A prefeita de Amarante (MA), Adriana Luriko Kamada Ribeiro;
O prefeito de Fernando Falcão (MA), Adailton Ferreira Cavalcante;
O prefeito de São João do Caru, Jadson Lobo Rodrigues;
O presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de São João do Caru no Maranhão, Arnaldo Lacerda Souza;
O presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de Amarante no Maranhão, Mauro Sérgio Lima Marinho; e
O presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de Fernando Falcão no Maranhão, Ridson Arruda Martins.

Fonte; Agência Câmara de Noticias/MA



Nenhum comentário:

Postar um comentário