quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pillay pede respeito aos tratados firmados com povos indígenas



Alta comissária de direitos humanos da ONU disse que os países precisam fazer mais para honrar e fortalecer os acordos firmados; declaração foi feita para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Acordos
Pillay afirmou que os países devem fazer mais para honrar e fortalecer os acordos.

Segundo ela, mesmo que os documentos tenham sido assinados há mais de um século, eles continuam representando um marco na proteção da identidade, do território e da cultura indígenas.

A alta comissária da ONU disse que os tratados têm muita importância para os direitos humanos. Ela declarou que esses acordos geralmente marcam um acontecimento decisivo, que pode ser o fim de um período de conflito, de exploração ou de expropriação.

Justiça
Pillay afirmou que muitas comunidades indígenas são obrigadas a ir à justiça para forçar o Estado a cumprir as promessas.

Falando sobre a importância dos documentos, ela declarou que o conteúdo dos tratados é passado pelos líderes indígenas mais idosos para as futuras gerações.

A alta comissária alertou que o fato da exploração e da expropriação continuarem atualmente reforça a necessidade de se fazer mais para proteger os direitos dos 370 milhões de indígenas espalhados pelo mundo.

Pillay quer que os países adotem medidas concretas para honrar os tratados firmados com os indígenas e que cooperem com essas comunidades na implementação de novos acordos antes da Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas, marcada para setembro do ano que vem.

* Publicado originalmente no site Rádio ONU

Fontes; Por Edgard Júnior, da Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário