quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Eventos reúnem 400 indígenas da Amazônia Legal em MT



A aldeia Umutina (Barra do Bugres-MT) sediará, entre os dias 26 a 30 de agosto, dois importantes eventos para os povos indígenas da Amazônia legal: o I Encontro de Lideranças Indígenas de Mato Grosso e a 10º Assembleia Ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Os eventos reunirão representantes dos nove estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

As iniciativas contam com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Superintendência de Assuntos Indígenas que é vinculada à Vice-Governadoria. A superintendente Janaina Oliveira explica que a ideia dos encontros surgiu durante eventos que antecederam a Rio +20, em 2012. “Durante um encontro em Manaus, a delegação de Mato Grosso começou a apontar a necessidade de uma instituição que os representassem, atuando nas mais diversas demandas”, contou ela. Janaina ressalta também que, a partir dessa reivindicação, o vice-governador Chico Daltro recebeu a diretoria da Coiab e verificou a importância dos eventos decidindo então oferecer o apoio necessário para a realização.

O I Encontro das Lideranças Indígenas de Mato Grosso reunirá nos dias 26 e 27 representantes dos 42 povos indígenas mato-grossenses para debaterem a proposta de criação de uma instituição de representação dos povos do estado. Um dos pontos mais importantes do evento será a reunião de lideranças de todas as etnias do Estado de Mato Grosso, que terão a oportunidade de receber mais informações sobre a constituição de instituições que possam atuar em projetos e políticas públicas para os povos indígenas.

A programação é extensa e totalmente voltada para a compreensão das instituições e seu funcionamento, com palestras, leitura de Estatuto, Regimento Interno, explanações sobre o funcionamento fiscal, captação de recursos, atribuições e funções da instituição e planejamento de ações, encerrando com a eleição da mesa diretoria e do Conselho Fiscal.

Entre os dias 28 e 30 de agosto a Coiab realizará o encontro ordinário com a eleição da nova diretoria. A instituição é hoje a maior organização indígena do Brasil, com 75 organizações membros dos nove estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Até o momento são parceiros neste evento a Funai, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Operação Amazônia Nativa (Opan), Secretaria de Educação do Amazonas e a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) do Amazonas.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário