sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Nota de esclarecimento do IFMA Campus Buriticupu/Ma



O IFMA Campus Buriticupu vem a público  repudiar as notas vinculadas na impressa onde mencionam de forma  vergonhosa o nome da Instituição e fazem afirmações caluniosas. Diante  da notícia vinculada na imprensa onde se afirma que o exército que se  encontra hospedado nas dependências do IFMA Campus Buriticupu vem cometendo atos libidinosos, desrespeitosos e de atentado a moral é infundada, imoral e irreverente.

A presença do Exército na cidade é por uma ação do IBAMA contra a  extração e exploração ilegal de madeiras. Lamentamos que situação como  essa aconteça com o nome de uma Instituição de Educação que vem  promovendo mudanças significativas de crescimento cognitivo e melhoria  dos indicadores sociais, instituição essa quem tem dado, ao longo de sua existência em Buriticupu, contribuições importantes para a comunidade  Buriticupuense gerando conscientização para um desenvolvimento mais  sustentável em prol da cidade de Buriticupu e região.

Em relação às acusações que nos fazem, não recebemos qualquer denúncia formalizada em relação a assédio ou estupro de nossas alunas, infelizmente tais  comentários maldosos e que envolvem interesses escusos acabam  comprometendo a integridade moral dos alunos e servidores desta  Instituição. Jamais iríamos compactuar com tais práticas dentro desta  Instituição que vem trabalhando em parceria com a comunidade  Buriticupuense na luta por melhorias e desenvolvimento da região.

IFMA Campus Buriticupu condena este tipo de comentário inescrupuloso e  lamenta pela fala e escrita proferida a Instituição. Em relação às  acusações temos a dizer:

1º O Exército encontra-se na cidade de  Buriticupu realizando uma ação coordenada pelo IBAMA para coibir a  extração/exploração ilegal de madeiras; na chamada FORÇA TAREFA  PÁTRIA BRASIL.

2º As dependências do IFMA Campus Buriticupu foram  solicitadas pelo Comando Militar do Nordeste para abrigar médicos,  soldados e o Comando Geral, como apoio às suas atividades na região.  Dentre suas atividades, está também, o atendimento no Hospital de  Campanha, montado dentro do IFMA, sendo realizados até o momento, 1380  atendimentos médicos e odontológicos aos alunos, servidores e moradores  de comunidades adjacentes. Vem ainda dando colaboração ao ensino desta  instituição, proferindo palestras educativas com diversos temas, como  drogas, trânsito, gravidez na adolescência e dando suporte a professores pesquisadores em seus trabalhos científicos.  Além, disso, o Exército  Brasileiro, por meio de Ações Cívico-Sociais, vem buscando cada vez mais uma aproximação da população Buriticupuense, com a entrega de cestas  básicas, kits de higiene bucal, recuperação de instalações físicas de  escolas e órgãos públicos, bem como a exposição de materiais militares  pela cidade de Buriticupu, reforçando a informação.

3º A piscina  da Instituição foi utilizada para promover uma competição torneio entre alunos e militares, com o acompanhamento de professores e da  comunidade, torneio esse solicitado pelo grêmio desta Instituição  escolar e foi também solicitada pelo comando da operação para prática de atividades físicas, sendo essas atividades uma praxe do exército, o  fomento as atividades físicas;

4º O traje utilizado em uma piscina trata-se de fato de uma sunga, portanto nada que venha desabonar a  conduta moral ou incitar a concupiscência;

5º A não liberação da  piscina antes para os alunos deve-se ao fato de não termos os produtos  químicos para tratamento da água da piscina e médicos para o exame de  nossos alunos, ações essas que só puderam acontecer com a chegada do  exército que trouxe os produtos e os médicos, por isso a piscina foi  liberada neste período;

6º A afirmação de que cerca de 200  mulheres ficam entrando e saindo do IFMA Campus Buriticupu para fazer  sexo com os militares é infundada, desrespeitosa e imoral, somos uma  Instituição de Ensino, pesquisa e extensão todos os dias adentram a essa Instituição um quantitativo grande de pessoas que trabalham, estudam e  tem acesso a nossa biblioteca e demais serviços, tal calúnia é uma  afronta à integridade moral de toda a comunidade, ao longo do dia temos  pessoas circulando o tempo todo dentro da Instituição, bem como  segurança do patrimônio público 24 horas;

7º Sobre o uso de alguns espaços acadêmicos, como piscina, laboratórios, com permissão da  direção do campus, uma vez que, em momentos que não comprometem o  andamento de nossas atividades.

O IFMA Campus Buriticupu condena  qualquer tipo de comentário inescrupuloso à comunidade acadêmica e  lamenta pela fala e escrita proferida à instituição.

Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos sobre o assunto.

Atenciosamente,

Ronald Ribeiro - Diretor Geral IFMA/Campus Buriticupu

Fonte; realidadenatela.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário