quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Centro Timbira sedia Oficina de pinturas corporais



O Centro de Trabalho Indigenista e a Associação Wyty Catë dos Povos Timbira do Tocantins e Maranhão realizaram no Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Penxwyj Hempejxà, na cidade de Carolina/MA, a Oficina de elaboração do material didático “Nossas Pinturas Corporais”. A oficina contou com 50 participantes Timbira, e com o apoio da FUNAI, por meio das Coordenações Técnicas Locais de Tocantinópolis, Carolina e Barra do Corda.

Esta oficina foi a etapa final do Projeto “Nossas Pinturas Corporais” apoiado pelo FNDE/MEC (n° 400109/2010). O projeto teve início com a realização de uma primeira oficina sobre as Pinturas Corporais, no Centro Pënxwyj Hëmpejxà, em outubro de 2011 e em pequenas oficinas realizadas em 08 aldeias Timbira ao longo de 2012. Estas atividades contaram com a participação de velhos conselheiros, jovens pesquisadores, professores e mulheres, responsáveis pela guarda deste conhecimento.
Nesta última etapa, os professores elaboraram o material didático considerando a pesquisa realizada nas etapas anteriores e também  discutiram a forma de utilização deste material em sala de aula. Além dos temas centrais propostos, a convivência dos professores Timbira  gerou ricas conversas e discussões na atualização de informações sobre a situação escolar e na utilização da grafia uniformizada Timbira. Durante a oficina, a Comissão de Professores redigiu o Documento endereçado ao MEC solicitando informações sobre a implementação dos Territórios Etnoeducacionais Timbira.
Foram também elaborados 04 livros da Série Oralidade, cuja proposta é compactuar a familiaridade e o manuseio de livros como suporte para o saber tradicional; a percepção de que existem outras linguagens para transmitir  informações e conhecimentos e, principalmente o reforço do uso da língua indígena falada e do modo próprio do contar uma história, que não pode ser reproduzido na escrita.
O Centro Timbira abriga o Acervo Cultural Timbira que está aberto para pesquisas e intercâmbios de materiais audiovisuais e textuais que poderão alimentar as Escolas e Centros Culturais das aldeias.
Esta ação está integrada ao conjunto das atividades da Cultura Viva Timbira, que neste ano resultou com a publicação do livro Nossas Corridas de Tora e Nossas Coisas e Saberes Timbira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário