terça-feira, 17 de setembro de 2013

Carta dos Povos Indígenas do Brasil contra Premiação da Rede Globo pelo Emmy International



Nós, povos indígenas de diversas etnias no Brasil, queremos mostrar nossa indignação pela possibilidade da Rede Globo de Televisão ganhar o prêmio Emmy Internacional de Jornalismo devido ao Programa Globo Repórter, sobre o grupo indígena Enawene Nawe.

A Rede Globo tem historicamente, através de seus jornais e outros programas, desrespeitado a cultura indígena, publicando informações falsas que estereotipam os povos indígenas e criminalizam a luta dos índios por suas terras.

A Rede Globo de NENHUMA FORMA desempenha um papel de conscientização da população brasileira sobre os povos indígenas, sua cultura e valor. Pelo contrário, como a rede de televisão mais assistida do Brasil tem, no decorrer de décadas, desfavorecido a educação do povo brasileiro sobre os povos indígenas, desconsiderando a importância e o lugar de direito dos povos indígenas na história e no espaço FÍSICO desse país.

A Globo filma os índios, fala de nossa cultura, faz suas belas imagens. Mas, no decorrer dos anos, ela só ajudou a disseminar discriminação e preconceito contra nosso povo. Nós que lutamos todos os dias para termos condições dignas de vida, termos uma terra para viver, direito à saúde e educação, sofremos com o preconceito que a Rede Globo e outros órgãos da imprensa, que não têm compromisso com ética e verdade, plantam na cabeça dos brasileiros.

A Rede Globo ignora que a cultura indígena é uma cultura VIVA, que tem sua própria VOZ e seus DIREITOS, trata os povos indígenas como um problema social, vinculando a nossa luta pela terra, saúde e educação à criminalidade.

Premiar um programa da Rede Globo sobre os índios é um desrespeito com a cultura e luta indígena. É a legitimação de um jornalismo que, tem durante muitos anos, prestado um DESFAVOR À JUSTIÇA, IGUALDADE e RESPEITO ÀS CULTURAS NATIVAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA. É um desrespeito aos nossos líderes e ao nossos parentes que lutam e lutaram por nossa causa e que, muitas vezes, dão sua vida para garantir a conquista de nossas terras, enquanto a mídia e, principalmente, a Globo nos criminaliza, nos aponta como invasores e ladrões, quando estamos apenas exigindo o que é o nosso direito pela Constituição a terra dos nossos antepassados para vivermos.

É um desrespeito aos trabalhos jornalísticos de qualidade que trataram os povos indígenas de forma respeitosa e verdadeira. Por fim, é premiar e legitimar a MENTIRA e o PRECONCEITO que a Rede Globo tem perpetuado no decorrer de décadas sobre os povos indígenas.

Se as organizações nacionais desejam incentivar trabalhos de qualidade, que obriguem a Globo a se redimir perante os povos indígenas pelos anos de injustiça e discriminação, abrindo um espaço para que os indígenas façam o seu programa e expressem a sua própria voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário