quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Indígenas recebem merenda vencida e diferenciada das demais escolas da rede pública municipal



Um item da remessa de merenda escolar deixada no mês de setembro, na Pré-Escola Cacique Manoel Alexandre, da Aldeia Boa Esperança, às margens da MA 006, saída para a Formosa da Serra Negra, na zona urbana de Grajaú, veio com o prazo de validade vencido. O arroz, da marca FK-1 Tipo 1, venceu no dia 13 de julho de 2013. Ali estudam 14 crianças indígenas no turno matutino e 16 no vespertino.

Maira Guajajara, moradora da aldeia, pede que a merenda escolar para os indígenas seja variada. “Essa merenda que eles trazem não é ideal, principalmente para essas crianças da pré-escola por que estão tendo diarreia. A merendeira não analisa se o prazo de validade está vencido”. Foi a primeira vez que o fato aconteceu.

Segundo Maira, na pré-escola não chega frutas, nem verduras, muito menos feijão. “Está muito precário; nós queríamos receber uma alimentação boa como as de outras escolas que têm feijão, suco, frutas. Eu agradeço a você que veio visitar e ver a nossa situação para mostrar o que está acontecendo, pois não é correto”. A indígena, que não quis ser fotografada, informou que uma coordenadora da educação havia dito que iria àquela aldeia trocar a merenda, mas até hoje não apareceu. “O que não falta aqui é leite com achocolatado e fruta e verdura não recebemos”, completou.

Esta reportagem visitou outras escolas no bairro Expoagra com o objetivo de comparar a merenda. Na Escola Onedes Miranda, anexa ao Colégio Paulo Ferraz, que tem 190 alunos do 1º ao 5º ano, mesmo com uma estrutura precária, a merenda é de boa qualidade. O cardápio conta com legumes e verduras, frango, carne vermelha, arroz e feijão. Para o lanche, frutas, biscoitos e sucos. O diretor da unidade, Evandro Rodrigues, não tem do que reclamar. “Aqui as crianças passam muito bem, a alimentação é bem diversificada”.

Na Pré-Escola Tia Zuzu, que conta com cerca de 130 alunos nos turnos matutino e vespertino, a situação também é boa. O mesmo cardápio da escola Onedes Miranda é oferecido ali. Recebeu-nos a diretora Iracema Costa Galvão Neto que mostrou os alimentos. “Recebemos toda semana frutas e verduras. Temos também frango, arroz, feijão e macarrão”. Ali falta também estrutura do prédio que é baixo, pequeno e faz bastante calor no período da tarde.

Fonte; http://www.grajaudefato.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário