quinta-feira, 27 de junho de 2013

Os Guajajara da aldeia Canto do Rio com suas roças produtivas



Os Guajajara que vivem na Terra Indígena Bacurizinho que habitam tradicionalmente a aldeia Canto do Rio Cacique Virgulino Bento, constitui-se de um privilegio de uma região com terra firme e fértil para uma diversificação e desenvolvimento de atividades produtivas como roças.

As condições ecológicas do rio Mearim favorecem uma maior dispersão da fauna local, Por esta razão, em muito freqüentemente, são as atividades de caça, pesca e roça que determinam os espaços.

Outra modalidade de intercâmbio acontece entre os próprios índios que, por serem regidas, sobretudo, por regras socioculturais, não se restringem ao âmbito econômico. Estas regras são baseadas em princípios de reciprocidade e solidariedade, regulando a distribuição de bens materiais assim como o intercâmbio de serviços. Quanto maior a proximidade em relação ao grau de parentesco, mais estreitos são os laços que condicionam essas trocas. A importância das relações de parentesco reflete-se, igualmente, na própria distribuição do espaço habitacional, tendo uma casa pequena por enquanto como espaço de convívio em família.

O calendário referente às atividades produtivas constitui-se em um dos exemplos ilustrativos da articulação entre saber ecológico e exploração econômica. Por saberem que a época apropriada para o plantio de boa parte das culturas na terra firme é aquela imediatamente anterior às primeiras chuvas, os índios da aldeia Canto do Rio iniciam a limpeza do terreno tão logo percebem que a mudança de estação está chegando. Os mesmos utilizam o sistema de coivara, também conhecido como roça de toco. A limpeza do terreno, por se tratar de uma etapa na qual se exige muito esforço físico, é realizada através de uma modalidade de cooperação mútua denominada ajuri. Nas áreas inundáveis, os índios começam o plantio das culturas de ciclo vegetativo curto no período da seca, quando o nível das águas já se encontra baixo. No pico do verão, para a realização do plantio na área de terra firme, os índios fazem uma cova mais profunda de modo a alcançar a parte úmida da terra.

Cada grupo doméstico possui, de um modo geral, mais uma roça ao mesmo tempo, de modo que enquanto uma está no período de maturação, a outra já está pronta para ser colhida.

Acessem GALERIA DE FOTOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário