segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comunidades indígenas fazem reivindicações no prédio da Funasa/MA



Cerca de 300 indígenas protestam em frente à sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Jordoa, Centro de São Luís. A informação é da Rádio Mirante AM.

Testemunhas dizem que os manifestantes teriam expulsado os funcionários do prédio e reinvidicam a troca da diretoria e melhorias no sistema de saúde. A polícia já teria sido acionada.

De acordo com um dos líderes do movimento, identificado apenas como Fabrício, a manifestação reúne representantes de todas as etnias do Maranhão.

“A questão da saúde que tá muito precária. Não tem carro, remédio, é um desespero. São não sei quantos milhões de reais, mas os recursos tão sendo aplicados aonde?”, questionou. “Estamos reivindicando nosso direito. As crianças estão morrendo e nós temos como provas com as certidões de óbito”, desabafou o líder.

Segundo superintendente da Funasa, Dr. Jair Tannus Junior, os manifestantes querem que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que tem um prédio no mesmo local, dê uma solução para a falta de assistência às comunidades.

Entre as etnias presentes, estão representantes dos Canelas, Guajajaras e Kre-iè.

Do G1 MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário