terça-feira, 9 de abril de 2013

Maranhão é investigado por desvio de recursos da Merenda Escolar



Mais uma vez o Maranhão volta a ocupar papel de destaque negativo na imprensa nacional. E como não poderia deixar de ser, por desvio de recursos públicos que infelicitam milhares de crianças estudantes da rede pública dos municípios.

A investigação pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério da Educação encontrou desvio da verba destinada para a merenda escolar em 13 estados brasileiros e em vários municípios do Maranhão.
Atualmente, 780 municípios e seis estados - Acre, Amazonas, Maranhão, Pará,  Rondônia e Sergipe - até correm o risco de ficar sem recurso federal para  merenda porque o seu Conselho de Alimentação Escolar, órgão que monitora o uso  do recurso, está irregular, com mandato vencido. Estados e prefeituras têm até o  dia 30 para enviarem as prestações de contas das verbas repassadas em 2011 e  2012.

O Ministério Público também apura irregularidades. Em mais de cinco estados,  inquéritos foram abertos após investigação em São Paulo descobrir o que o MP  chamou de “máfia da merenda”: um grupo de empresas que simularia licitações com  ajuda de servidores públicos e secretários municipais. No Nordeste, esse cartel  teria usado uma empresa que dizia oferecer serviços de “consultoria em políticas  públicas” para intermediar a relação entre as prefeituras e as empresas de  alimentação.

publicidade. (COLABOROU Paulo Francisco, especial  para O GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário