segunda-feira, 15 de abril de 2013

Abertura oficial do Abril Cultural Indígena é dia 19 no 1º BIS



A terceira edição do Abril Cultural Indígena começa no dia 19 deste mês (Dia do Índio) no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) com as competições tradicionais indígenas – e prossegue até o dia 1º de maio, em meio a atividades programadas para Manaus e o interior do Estado (confira a programação abaixo). Entre as atrações culturais está a cantora Djuena Tikuna, que participará da solenidade de abertura e interpretará o Hino Nacional Brasileiro na língua nativa, com o acompanhamento da banda de música do Comando Militar da Amazônia (CMA). 
No mesmo dia, Djuena se apresenta no Sesc da Henrique Martins, acompanhada de banda. O show terá a participação dos cantores mirins da comunidade Inhãa-bé e do grupo indígena Bayaroá.
No dia 20 será realizado pelo Governo do Amazonas, Comando Militar da Amazônia (CMA) e Prefeitura de Manaus, evento em comemoração ao Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro. A programação começa às 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra, e contará com apresentações culturais indígenas como o grupo Bayaroá, Natinho Tikuna (grupo Ewaré) e Djuena Tikuna. Simultaneamente, o público poderá prestigiar a feira de exposição e comercialização de produtos indígenas, que ocorre até 21 de abril no mesmo local.
O Abril Cultural Indígena é uma organização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com apoio das próprias organizações indígenas e de parceiros como a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Comando Militar da Amazônia (CMA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Prefeitura Municipal de Manaus.

A ação faz parte do plano de trabalho da câmara técnica “Promoção dos Povos Indígenas”, do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Competições tradicionais
A principal novidade da terceira edição é a disputa dos jogos tradicionais indígenas no meio da mata. Modalidades como arco e flecha, corrida de saco, natação, mergulho, futebol e outros serão disputadas nas instalações do 1º BIS, das 8h às 17h30.
Interior
A programação do Abril Cultural no interior do Estado começou no último dia 27, com o Seminário das Lideranças Indígenas do Alto Solimões, e prossegue até 1º de maio, com eventos importantes, entre os quais a “Semana de Promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus, entre 15 e 21 de abril, em Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus); o “Resgatando a Cultura Indígena dos Povos Airãoense”, previsto para os dias 19 e 20 de abril, em município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus); e o 3º Festival Indígena Eware, de 27 de abril a 1º de maio, em Belém do Solimões, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário