terça-feira, 30 de julho de 2013

SESAI entrega viaturas novas para Assistência à Saúde Indígena em Grajaú/MA



“A rapidez na remoção é fundamental no salvamento de vidas”, pontuou o secretário Especial da Saúde Indígena, Antônio Alves, em mais uma entrega de veículos para reforço e estruturação das condições de trabalho das equipes multiprofissionais. Uma comitiva da Sesai esteve, entre os dias 19 e 20 de julho, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Maranhão, para entregar 43 caminhonetes, três vans e três automóveis de apoio ao Polo Base. Os 49 carros servirão para transportar as 28 equipes do DSEI Maranhão, das três Casas de Saúde Indígenas (CASAIs) e Polos Base para remoções de urgência e emergência até o município mais próximo, nos casos de média e alta complexidade. Serão utilizadas para atender as 7.854 famílias indígenas do Maranhão.

“Equipe para ir para a área tem que ter transporte. Fechamos um contrato de locação de 49 veículos zero quilômetro. Caso algum quebre ou necessite de manutenção, a empresa fará imediatamente a substituição ou recuperação do veículo”, explicou o secretário durante a entrega. Alves informou que foi solicitada à empresa prioridade na contratação de motoristas indígenas, desde que devidamente habilitados para a atividade.. “Ele conhece a área, fala a língua, e considera o outro como parente".
As viaturas serão monitoradas por sistema de rastreamento via satélite. “Lá de Brasília eu vou conseguir saber quantas equipes estarão em área e, a partir daí, analisar com os dados de quantos acompanhamentos de hipertensos foram realizados, quantos pré-natais foram feitos, checar com os índices de mortalidade”, esclareceu Alves.

Após sete anos de desafios, a enfermeira Flávia, do Núcleo de Atenção à Saude Indígena (NASI), comemora a chegada dos novos veículos.  “Conseguimos reduzir significativamente os índices de mortalidade infantil. Estamos vivendo um momento único, de avanço, para toda a equipe técnica. Iremos a campo, agora, com melhores condições de trabalho”.

Edilson, do município de Grajaú, ressaltou que “uma parte das reinvindicações das comunidades indígenas se concretiza neste momento que é a mobilidade de pessoas doentes. É um momento de muita alegria para mim, uma grande conquista”.

DSEI recebe materiais de assistência médica para CASAIs, Polos Base e Postos de Saúde do Maranhão
Novas macas, cama hospitalar e balanças estão entre os materiais que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Maranhão recebeu para distribuição entre as Casas de Saúde Indígena (CASAIs), os Polos Base e Postos de Saúde da região. “A partir da semana que vem vamos iniciar as entregas”, garantiu o chefe do DSEI Maranhão, Licínio Carmona.

Os materiais foram adquiridos através de processo licitatório para renovar a estrutura do atendimento médico ao indígena do Maranhão. A troca do mobiliário e a compra de mais equipamentos e insumos médicos também proporcionará melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, visitou o Polo Base de Barra do Corda (MA) para verificar as condições de funcionamento do espaço. “As pessoas não podem ficar hospedadas aqui. O DSEI está autorizado a contratar serviço de hospedagem. Para aqueles que vierem das aldeias buscar atendimento, com retorno no mesmo dia, haverá  garantia de pelo menos três refeições, se necessário”, assegurou Alves.

Por Giovana Simoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário