quinta-feira, 4 de julho de 2013

Indígenas bloqueiam estrada de ferro da Vale, no Maranhão



Um grupo de indígenas bloqueia, desde as 9h20 de hoje, a estrada de ferro da Vale, os índios protestam contra DSEI-MA e outras reivindicações. A estrada de ferro bloqueada é usada pela Vale para transportar minério de ferro da mina de Carajás, no Pará, até o terminal portuário de Ponta da Madeira, em São Luís, que também pertence à mineradora. 

Hoje, nenhum trem passou pela linha. A Vale não informou quanto deixou de transportar devido à manifestação. Um trem de passageiros que ia do Pará a São Luís pela mesma estrada também teve a viagem interrompida. Os passageiros desembarcaram em Açailândia (MA) e tiveram de seguir de ônibus. 

Cerca de 200 indígenas, de varias etnias permanecem no local, segundo policiais da região. Nem a Polícia Militar nem a Polícia Federal estão acompanhando o protesto. Ambas informaram não saber se há negociações em curso. Não há relatos de violência. 

A reportagem não conseguiu contato com a Funai nesta manhã desta quinta (4) para verificar eventual ação do órgão em relação ao protesto.

Vale
Em nota, a Vale afirmou que o protesto "não tem relação direta" com a empresa e que "está acionando todos os meios legais para responsabilizar os invasores civil e criminalmente, já que obstruir ferrovia é crime".

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Madalena Borges Awá-Guajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário