terça-feira, 31 de julho de 2012

SEDUC REÚNE LIDERANÇAS INDÍGENAS GUAJAJARA

Quarenta e cinco lideranças indígenas Guajajara dos municípios de Arame e Grajaú estiveram nesta segunda-feira (30), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles foram recebidos pela Secretária Adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Carmen Cassas, e pela Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Narcisa Enes Rocha.

Na ocasião, foram discutidas e encaminhadas questões referentes ao transporte escolar indígena, vistoria às escolas, alimentação escolar, entre outros assuntos, dentre os quais: a proposta de realização de um seminário estadual de educação indígena no Maranhão, bem como um encontro de universitários indígenas maranhenses.

De acordo com o líder indígena da Aldeia Bacurizinho, José Arão Marizê Lopes, a reunião foi satisfatória e importante para discutir questões referentes à educação indígena no estado. “Fomos prontamente atendidos pela Seduc, por meio da Secretária Adjunta, Carmen Cassas, que com muita naturalidade nos informou que irá encaminhar as demandas apresentadas pelas lideranças indígenas”, ressaltou.

Durante a reunião, Arão Marizê, também, destacou melhorias na alimentação escolar indígena, ofertada pela Seduc. “Nossas escolas estão conseguindo atender a demanda de merenda escolar para os alunos indígenas. A alimentação oferecida pela Secretaria melhorou em qualidade e na quantidade servida aos alunos, que estão mais receptivos”, apontou o líder Guajajara.
Ao final do encontro, os índios denunciaram à Seduc a existência de um conflito interno entre diferentes grupos indígenas na Aldeia Ipu, em Grajaú, prejudicando as aulas nessa comunidade. “Viemos pedir ajuda dos Governos Estadual e Federal para que os alunos não sejam prejudicados. A Secretaria nos informou que fará os devidos encaminhamentos”, afirmou Arão.

Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário