segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO INFORMÁTICA EDUCACIONAL INDÍGENA DO C.E.I. RAIMUNDO LOPES

No dia 13 de abril de 2012, foi realizada a aula inaugural de um projeto idealizado por Alessandra Kaelly Araújo Melo Lopes e Augusto Serra Ribeiro, ambos, professores do Centro de Ensino Indígena Raimundo Lopes, Aldeia Bacurizinho, Município de Grajaú-MA.

O projeto visa inserir na grade curricular dos pequeninos de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental a disciplina Informática Educacional Indígena.

Em virtude dos avanços tecnológicos, ao qual a sociedade está sujeita, e de forte influência que, em especial, o computador exerce no processo ensino-aprendizagem, é importante propiciar a criança à familiarização com essa ferramenta, que se faz praticamente indispensável no gerenciamento de informações e na construção de conhecimentos. O intuito deste projeto é apresentar ao aluno as partes do computador que o ajudarão no seu desenvolvimento educacional assim como obter acesso a era digital.

O referido projeto tem como objetivos: Desmistificar o computador, ajudar as crianças indígenas a reconhecer a função da máquina e seus periféricos, desenvolver habilidades de coordenação motora com o manuseio do mouse e teclado; estabelecer relações de cooperação e participação entre os alunos; trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico; encorajar as crianças a ter confiança em sua capacidade de lidar com situações desconhecidas, gerar socialização e autonomia. O professor de informática trabalha em parceria com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental II e com os professores indígenas e não indígenas que atuam nas diversas áreas do conhecimento.

Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Religião e Artes.
Recursos utilizados: Datashow; Softwares Educacionais; Internet; Lousa; DVD;  Atividades impressas; Lápis de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário