quarta-feira, 14 de março de 2012

Documento enviado ao Coordenador de Educação Indígena no MEC



                                             ESTADO DO MARANHÃO
CÂMARA MUNICIPAL DE GRAJAÚ
RUA ANTONIO FRANCISCO DOS REIS, 08 - CENTRO GRAJAU/MA
CNPJ: 06.651.772/0001-70 FONE: 3532-6189

 

Ofício nº 002/2012/VEREADOR ARÃO

Grajaú/MA, 14 de Março de 2012

A Sua, SENHORIA, O Senhor,
Dr: Gersem Baniwa
M.D COORDENADOR DE EDUCAÇÃO INDÍGENA / MEC

Senhor Coordenador ,

Cumprimentando-o cordialmente, venho por meio deste informar que em função de compromissos anteriormente agendados impossibilitou a minha participação na reunião sobre Educação Indígena nos dias 12 e 13 deste em São Luís-MA.
Tive informações da pauta e problemas apontados com encaminhamentos de soluções. Reforço entre os assuntos tratados a necessidade do MEC e Instituições parceiras de inserir mecanismos no edital do ENEM/SISU para cotas indígenas no sentido de inibir e de fato impedir que pessoas não indígenas continuem atrapalhando propositalmente a competição entre indígenas nas cotas destinadas aos mesmos.
Essa realidade ficou demonstrada no último ENEM/SISU 2011/2012 respectivamente quando 889 pessoas se inscreveram como cotistas indígenas e destes somente 30 eram realmente irmãos indígenas para concorrer às 57 vagas disponibilizadas na UFMA - Universidade Federal do Maranhão em diversas áreas de graduação, inclusive de Medicina, Direito, Odontologia, nutrição e outros, sendo que do total de vagas disponíveis, somente 05 (cinco) foram ocupados por indígenas. As outras vagas foram para a concorrência universal, pois, com a intromissão dos não indígenas as médias de CORTE foram elevadas prejudicando frontalmente os indígenas, aliás, diga-se de passagem, até funcionário da UFMA  de Imperatriz/MA se inscreveu para a vaga de cotista indígena para o curso de Direito, uma demonstração clara e tendenciosa de prejudicar os irmãos indígenas.
Diante do dano irrecuperável e de afronta aos direitos indígenas conquistados e albergados na CONSTITUIÇÃO deste país em vigor é que apelo a Vossa Excelência em nome do povo indígena deste Estado para intervir junto ao Ministro de Educação para adoção de medidas, no sentido de coibir que pessoas irresponsáveis continuem com atos de falsidade ideológica e que as cotas indígenas de fato sejam direcionadas aos indígenas deste Estado ou deste país.
        Desde já agradeço antecipadamente em nome do povo Guajajara
        Saudações Indígenas.

            Atenciosamente,

     __________________________
       JOSÉ ARÃO MARIZÊ LOPES
Membro da Comissão Nacional de Política Indigenista - CNPI
Vereador Guajajara

Nenhum comentário:

Postar um comentário