terça-feira, 6 de dezembro de 2011

I PROJETO CRIANÇA INDÍGENA FELIZ - ALDEIA BACURIZINHO

Realização/Organização: CESGRA/UEMA, Sub-Pólo ASSINGRA, Vereador e Liderança Indígena José Arão.

A execução do “Projeto Criança Indígena Feliz” deu-se dia 26.11.2011. Além das atividades previamente programadas para acontecer, como apresentações (peças teatrais e fantoches) sobre higiene corporal e bucal com posterior distribuição de kits (sabonetes, permetrina e pentes fino/creme, escova e fio dental), peça teatral sobre alimentação saudável (com distribuição frutas, sopa e bolos c/ suco) realização de gincana, expedição cartão SUS (indígena) e distribuição de brinquedos a todas as crianças presentes, entre outras atividades. Houve também a participação da Secretária Municipal de Assistência Social e sua equipe, que oportunizaram à comunidade indígena da Aldeia Bacurizinho e Aldeias circunvizinhas, o cadastramento e recadastramento das famílias indígenas para benefício bolsa família, cadastro de idosos para obtenção da carteira “passe livre” e cadastramento para obtenção de BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ficou demonstrado a necessidade de retorno da equipe a Aldeia Bacurizinho para conclusão dos trabalhos, pois a demanda superou as expectativas pela importância que os trabalhos ali iniciados representam ao povo indígena Guajajara daquela região, retorne este concretizado dia 29.11.2011.
Ficam aqui os agradecimentos a municipalidade (Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários de Saúde, Assistência Social e Educação) pela significativa contribuição em doações e pelo fato de terem prestigiado a comunidade indígena com suas presenças.
Agradecimentos especiais aos Acadêmicos de Enfermagem e Zootecnia, corpo docente e administrativo do CESGRA/UEMA, pela extensão do projeto à comunidade indígena da aldeia Bacurizinho.
Agradecimentos ainda aos profissionais do Sub-Pólo ASSINGRA (representante Alessandra, Enfermeiras, Odontóloga, técnicos de Enfermagem e AIS), pela busca de parcerias e trabalho desenvolvido dentro das comunidades indígenas. Às representantes da UFMA Imperatriz-MA, professora Drª Glória Freitas e acadêmica de enfermagem Mariana e por fim aos representantes do DSEI/SESAI-MA Dr. Welington e Sônia e demais participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário