quinta-feira, 8 de setembro de 2011

INTERCÂMBIO CULTURAL DO C.E.I RAIMUNDO LOPES & COLÉGIO MILITAR TIRADENTES


                        Os alunos (a)s, professores (a)s e cantores indígenas natos do C.E.I RAIMUNDO LOPES DA ALDEIA BACURIZINHO à convite da coordenação do COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DE IMPERATRIZ/MA, participaram do evento “PROJETO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES RESGATANDO NOSSO FOLCLORE” idealizada pela Profª SAMANTA BARRETO (português). Durante o período do evento foram feitos trabalhos nos aspectos folclóricos; mitos, danças, músicas, artesanatos e ainda a oportunidade de conhecer melhor alguns autores contemporâneos maranhenses. Os indígenas guajajara da aldeia BACURIZINHO fizeram uma demonstração de uma das culturas tradicionais através de danças e cantorias “A FESTA DA MENINA MOÇA OU FESTA DO MOQUEADO”.
                        O que pode ser observado é a importância do intercâmbio permanente que deve haver entre os povos independentemente de cor, raça e poder. E principalmente aos povos indígenas que apesar de aproximadamente 05 (cinco) séculos de contatos ainda mantêm vivos os acervos, hábitos culturais e tradicionais peculiares a cada povo indígena do ESTADO DO MA e deste PAÍS.  Para os indígenas e principalmente aos alunos que participaram deste evento não foi somente uma mera apresentação, mas principalmente trocas de informações e conhecimentos. Todos os indígenas que participaram retornaram empolgados, pois, o valor e atenção que lhes foram proporcionados elevou o ego e ficaram dispostos a participarem de mais eventos em qualquer instituição quando virem a ser convidados.
                        Queremos destacar a presença, o apoio e a participação de todos na apresentação indígena à todo o corpo doscente e discente do COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DE IMPERATRIZ/MA, Gestor Regional de Educação de Imperatriz/MA – Dr: AUGUSTINHO NOLETO, Diretora Regional de Educação - Drª: VILMA BANDEIRA, Membro da Academia Imperatrizense de Letras - Dr: JOSÉ GERALDO DA COSTA. E queremos por ultimo destacar e parabenizar ao COLÉGIO MILITAR TIRADENTES através do CAPITÃO ALAN CAMELO que juntamente com a sua equipe participaram humildemente da nossa apresentação, e a nossa parente GUAJAJARA YUNA KAELLY MELO LOPES que tem sido uma GUERREIRA e reflexo de espelho positivo, primeiro por ser da aldeia BACURIZINHO e segundo por estudar no COLÉGIO MILITAR TIRADENTES. Que é uma referência na EDUCAÇÃO neste ESTADO.

Por:    José Arão Marizê Lopes (BomKissó)
            Vereador - Liderança Indígena (Grajaú/Ma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário