sexta-feira, 29 de março de 2013

Yuna Nossos Parabéns e Um Feliz Aniversário!!!


Novamente é o seu aniversário, ficamos imaginando o que poderíamos fazer para lhe surpreender lhe alegrar e lhe proporcionar grandes momentos de felicidade.

A alegria nos invade o coração, os sonhos, a vida nos dando a certeza de que tudo e todos os momentos que vivemos são únicos e inesquecíveis.

Devemos acreditar cada vez mais no amor ao próximo, a Deus por nossas vidas preciosas, a tudo o que somos e construímos para o nosso bem estar.

Desejamos ver em seus olhos o brilho da gratidão por mais um ano de vida.

Ainda que seja um desafio viver é preciso ter fé e confiança para vencer todos os obstáculos de nossa jornada. Acreditamos que a felicidade está dentro de cada coração e que você saiba construir ao seu redor um  mundo de sonhos mesmo que pareçam impossíveis, mas nunca deixe de sonhar.

Nós todos desejamos muitas felicidades e que possamos sempre estar juntos nos momentos de alegrias e de tristezas. Nossa amizade será para sempre um cristal precioso que brilhará a cada amanhecer de um novo dia.

Nossos Parabéns e Um Feliz Aniversário!!!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reunião das Lideranças Indígenas com o Governo do Estado/MA



O Governo do Estado do Maranhão realizou no dia 26/04 uma reunião atendendo ao pedido das seguintes lideranças indígenas guajajara dos municípios de Grajaú, Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras compostos pelas lideranças indígenas:

Grajaú/MA: José Arão M.Lopes (Vereador), Cali M.Sousa Filho (Professor e Diretor) do C.E.I Raimundo Lopes (Aldeia Bacurizinho), Augusto S.Ribeiro (Professor de Informática) do C.E.I Raimundo Lopes (Aldeia Bacurizinho) e Uandreson Ribeiro Almeida (Fotografo).

Barra do Corda: José Dilamar A.Pompeu (Professor e Func. Funai), José Raimar A.Pompeu (Assistente Social), Libiana e Lindoneza (Lideranças Mulheres), José Mario Amorim (Cacique Aldeia São Pedro B.Corda), José Aldeir Pompeu (Lalaca), Osvaldo Amorim (Liderança Indígena) Jenipapo dos Vieiras e outros.
O Governo do Estado do Maranhão representado pela Drª. Conceição Andrade (Projetos Especiais), Dr. Galhardo (Merenda Escolar), Consuelo Magalhães (Suporte ao sistema), Akemiwada (Ciências e Tecnologia), Aroldo (Transporte Escolar), Drª. Glace (Nutricionista) e outros.

A reunião teve inicio às 14:30h e a pauta apresentada pelas lideranças indígenas foi a seguinte:
1 - Seletivo e contratação dos professores das escolas indígenas
2 - Transporte escolar
3 - Merenda escolar
4 - Construção e reforma de escolas
5 - Curso de formação continuada (magistério indígena)
6 - Material escolar
7 - Carteiras escolares
8 - Contratação de merendeiras e zeladora
9 - A relação das escolas indígenas suspensas (excluídas)
10 - Processo de Pagamento de 25% (transporte escolar 2012)
11 - Promover o curso superior e técnico para indígenas
12 - Reconhecimento das escolas
13 - Reconhecimento da categoria do professor indígena
14 - Revisão da portaria que limita o transporte escolar indígena
15 - Piso salarial do professor indígena
16 - Acompanhamento, supervisão pedagógica das escolas, professores e transporte escolar
17 - Reativação do conselho estadual de educação indígena.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Polícia de Choque mantém cerco ao Museu do Índio, no Rio de Janeiro



Rio de Janeiro - Policiais do Batalhão de Choque mantém desde as 3h de hoje (22) o cerco em torno do prédio do antigo Museu do Índio, na zona norte da cidade. Carros blindados conhecidos como caveirões foram deslocados para o local, a fim de reforçar o trabalho de isolamento.

Mais cedo, manifestantes que estão do lado de fora, em solidariedade aos índios, ocuparam a avenida Radial Oeste, uma das principais da cidade, paralisando totalmente o trânsito. Os policiais responderam com bombas de gás lacrimogêneo e jogaram spray de pimenta nos manifestantes, que foram retirados à força do meio da via.

Oficiais de Justiça chegaram por volta das 8h, com o documento de imissão de posse deferido pela Justiça Federal a pedido do governo do estado. Acompanhados de integrantes do governo, de deputados estaduais e vereadorse, eles tentam convencer os índios e demais ocupantes do antigo museu a saírem pacificamente.

Caso isso não ocorra, a polícia poderá entrar no imóvel para retirar as pessoas. Um pequeno grupo de índios, mais idosos, aceitou deixar o local e foi levado para um hotel, no centro da cidade, oferecido pelo governo estadual para abrigar todos os indígenas, até que seja construído um centro de referência, em terreno em Jacarepaguá, na zona oeste, ou no parque da Quinta da Boa Vista.

O prédio do antigo Museu do Índio foi construído no século 19 e abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo Marechal Candido Rondon. Já como museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro.

O governo do Rio chegou a cogitar demolir o prédio, como parte das obras de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, mas desistiu e, atualmente, pretende instalar no local um museu olímpico.

Edição: Lílian Beraldo

quinta-feira, 21 de março de 2013

I Seminário de Documentação Indígena e Etno história será realizado em Campo Grande (MS)



Entre os dias 28 e 29 de maio, será realizado no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória. Durante o evento serão realizadas conferências com Bartomeu Meliá (CEPAG/Assunção) e José Ribamar Bessa Freire (UFRJ-UERJ).

O seminário é resultado do projeto Catalogação dos Documentos sobre os Povos Indígenas, que tem por objetivo organizar, salvaguardar e disponibilizar eletronicamente acervo documental sobre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

O evento será realizado pelo Centro de Apoio e Pesquisas Indigenistas (CAPI) e Ministério da Justiça e tem como parceiros o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações indígenas da UCDB (NEPPI/UCDB), Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD), Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (PPGE/UCDB), Curso de História da UCDB, Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF/MS), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Observatório da Educação, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Comissão Nacional de Verdade e Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso do Sul (CIMI/MS).

Mais informações pelo telefone: (67) 3312-3590

Com informações da UCDB


terça-feira, 19 de março de 2013

Fórum Amazônia Sustentável se reunirá em maio/2013 para discutir repactuação


O Fórum Amazônia Sustentável iniciou este ano um amplo debate interno com o objetivo de redefinir seu papel como espaço de diálogo interssetorial sobre a sustentabilidade da região Amazônica. O processo é coordenado por uma Comissão Especial (CESP) formada por 07 (sete) empresas e 11 (onze) entidades representantes da sociedade civil membros da Comissão Executiva do Fórum, o Ministério Público do Pára e 08 (oito) convidados, entre empresas & ONGs.

Este grupo prepara de modo coletivo um documento básico que será discutido durante uma oficina que será realizada nos dias 8,9 e 10 de maio em local a ser definido. O objetivo do encontro será analisar a conjuntura institucional e elaborar propostas de como se dará a repactuação de modo a redefinir o papel do Fórum e estabelecer novos pactos para sua atuação. Os resultados desse debate serão levadas para a VII Plenária do Fórum, que deverá ocorrer entre agosto e setembro de 2013.

Para realizar a tarefa, a Secretaria Executiva do Fórum Amazônia Sustentável iniciou a captação de recursos para subsidiar o trabalho. A Alcoa e o Wal-Mart foram as primeiras empresas a colaborar.

Antecipando-se à necessidade de repensar o Fórum Amazônia Sustentável, a Comissão Executiva reunida a Rio+20 decidiu pela repactuação, ou seja, a reformulação dos princípios orientadores da ação do Fórum no cenário atual. 

   

segunda-feira, 18 de março de 2013

Governadora Roseana Sarney entrega kits escolares a estudantes da rede estadual

Alunos do ensino fundamental da rede estadual receberam, os kits contendo fardamento e material escolar, investimento do governo do Estado de R$ 15.064.293,11 que beneficia 220 mil estudantes. 

A entrega desses kits, além de beneficiar os alunos, representa uma economia para os pais, que poderão, com o dinheiro que empregariam na compra de uniforme e material para os filhos, aplicar em outras necessidades da família, como alimentação e transporte”, declarou Roseana Sarney.

Para o diretor Cali Melquíades do Centro de Ensino Indígena Raimundo Lopes da aldeia Bacurizinho em Grajaú/MA, a entrega dos kits é uma iniciativa relevante do Governo do Estado. Segundo ele, vai ajudar os alunos a se manterem organizados e também favorecer atividades em sala de aula, pois contém o material necessário. A iniciativa também foi elogiada por pais e estudantes presentes. 

Os kits

1ª a 4ª série: duas camisetas, duas bermudas, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, quatro cadernos brochura (p), um caderno de desenho (g), quatro lápis preto nº 2, quatro borrachas branca (p), dois apontadores com depósito, um tubo de cola branca 40g, uma caixa de lápis de cor com 12 (g) e uma régua 30cm.

5ª a 8ª séries: duas camisetas, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, dois cadernos de 10 matérias, quatro cadernos de desenho (g), quatro lápis nº 2, três canetas esferográficas, dois apontadores com depósitos (g), uma borracha branca (p) e um conjunto de régua.

As informações são de Canal Comunicação Imperatriz/MA & Secom do governo do Estado