domingo, 24 de fevereiro de 2013

Seduc divulga resultado do seletivo para contratação temporária nas escolas indígenas

Foi divulgado, dia 23 de fevereiro de 2013, o resultado do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores para desenvolver trabalhos nas escolas indígenas no Estado do Maranhão.

No resultado divulgado, professores que vinham atuando na educação indígena há mais de dez anos, perderam suas vagas para outros professores que sequer conhecem a estrada de acesso de uma aldeia. 

Nos resta questionar: Que “seleção” é essa? Quais os critérios adotados para deixar de fora professores indígenas, que ministram a disciplina de língua indígena, sendo que na listagem aparece como se não houvesse inscrito para disciplina? Quer dizer que a experiência e esforço desses professores que vinham atuando na educação indígena há anos não conta? Esse tipo de atitude é que assegura aos indígenas uma educação diferenciada? 


REGEAMA - SOLICITA PROVIDÊNCIA URGENTE DO MINISTRO DE ESTADO DE JUSTIÇA - DF



REDE DE GESTÃO AMBIENTAL DO MARANHÃO - REGEAMA FÓRUM MARANHENSE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - FMSAN

São Luís - MA, 16 de janeiro de 2013

SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIA URGENTE

Exmo . Sr. DR. JOSÉ EDUARDO CARDOZO, Ministro de Estado da Justiça,
Brasília - DF.

Prezado Ministro de Estado,

Extremamente preocupados com a ameaça à integridade dos Povos Indígenas e com a devastação ambiental das TIs localizadas no Estado do Maranhão e os conflitos advindos de atividades ilegais, SOLICITAMOS em caráter de urgência, e na forma da lei, que sejam efetivadas as providências cabíveis e sustentáveis para coibir práticas de ilícitos ambientais, como desmatamento, carvoarias, tráfico de ovos de pássaros, caça, etc, nas Terras Indígenas maranhenses que estejam sendo invadidas por madeireiros e seus mandantes. 

REQUEREMOS ainda que seja agendada uma reunião (São Luís - MA) em caráter de urgência, com a presença do Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos da Presidência da República, FUNAI NACIONAL, TO e MA, o MMA e IBAMA, a PF, a SEMA - MA, o CONSEMA - MA, CEDDH - MA, CONSEA - MA, MPF - MA e demais órgãos parceiros para discutir encaminhamentos com estratégias conjuntas de atuação para o ano de 2013/2014 nas Terras Indígenas visando a efetiva PROTEÇÃO territorial/etnoambiental das áreas em questão, haja vista que o Governo Brasileiro lançou em março de 2004, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, e em setembro de 2009, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrrado, sendo que a diversidade sócio - cultural do Estado do Maranhão, que possui realidades distintas, agregando desde comunidades indígenas, entre tantos outros atores que dependem diretamente dos recursos naturais, em especial dos recursos florestais, necessitam urgentemente da atenção especial dos órgãos competentes.

Na expectativa de Vossa atenção especial, AGUARDAMOS em caráter de urgência uma resposta que possa fortalecer as estratégias de discussões e proposições de políticas públicas para a proteção das florestas (TIs) e o enfrentamento dos graves efeitos do aquecimento global e suas consequências nocivas para a saúde e a integridade das populações tradicionais, bem como da sociedade brasileira.

Atenciosamente,

Auridenes Alves Matos (da coordenação da REGEAMA e FMSAN)
Antonio Ferreira de Araújo (da coordenação da REGEAMA e CPSMA)
Orisvaldo Reis Freitas (integrante da REGEAMA e CPSMA)
Leandro Pereira Teixeira (integrante da REGEAMA e do Grupo Parceiros
Socioambientais - GPS)
Ivan Polcaté Canela (Integrante do GT DE EDUCAÇÃO INDÍGENA - GTEI)
Edival Oliveira (GT - MA)
João Batista (integrante da REGEAMA)

Date: Tue, 15 Jan 2013 08:56:50 - 0300
From: cimima@veloxmail.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Abertas as inscrições para cursos de formação de professores na Plataforma Paulo Freire

Está aberto, até o dia 18 de março, o período de pré-inscrição nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) pelo endereço eletrônico: freire.mec.gov.br Podem se pré-inscrever os profissionais cadastrados no Educacenso na função docentes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ofertados por instituições de educação superior são gratuitos. O prazo não será prorrogado.

O Parfor, na modalidade presencial, está disponibilizando em todo o país mais de 34,1 mil vagas em cursos de licenciatura para este ano. No Maranhão serão 44.786 vagas, das quais 15.777 na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.

Os professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal, em exercício na educação básica, podem realizar a pré-inscrição na instituição de ensino superior no curso pretendido e acompanhar as orientações do calendário do Parfor 2013. Os cursos gratuitos são ofertados por instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O processo de pré-inscrição deve ser feito somente pela Plataforma Freire (freire.mec.gov.br.). O professor interessado deve se cadastrar nessa plataforma e manter os dados atualizados. É importante, também, que o professor tenha respondido o Censo Escolar, pois interfere no processo de seleção. Os critérios de seleção são de responsabilidade da instituição de ensino superior.

São ofertados três cursos o de Licenciatura para docentes em exercício na rede pública que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

A Segunda Licenciatura para docentes que possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula. E Formação Pedagógica para docentes graduados, não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

O Parfor é um programa proposto pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com as instituições de ensino superior e Secretarias de Educação estaduais e municipais. O programa visa à formação de professores da rede pública de ensino que necessitam de formação superior exigida pela LDB 9.394/96, na etapa ou disciplina que atuam em sala de aula.


Data: 15/02/2013
Fonte: Ascom/Seduc

Seduc/MA realiza contratação temporária de professor 2013


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo os editais n°s 001 e 002/2013, ambos de abertura de processo seletivo para contratação temporária de professores que irão atuar nas escolas indígenas e na área de Ciências Agrárias - Projovem Campo/Saberes da Terra.

No total, estão sendo oferecidas 998 vagas para professores de níveis médio e superior, os quais irão lecionar em escolas indígenas e do campo da rede estadual de ensino, atendendo à necessidades de pessoal da Seduc. Os vencimentos percebidos serão de até R$ 1.058,00 por carga horária de 20 horas semanais.

O edital n° 001/2013 prevê a distribuição de 954 vagas para Professores para atuarem no Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série/1º ao 9º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, no ano letivo de 2013, nas Escolas Indígenas do Estado do Maranhão, sob a circunscrição das Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca, e dos municípios jurisdicionados a essas Unidades Regionais de Educação, nos quais encontram-se as Escolas Indígenas.

Já no edital n°002/2013 serão oferecidas 44 vagas para contratação temporária, com assistência financeira do Governo Federal, conforme o estabelecido na Resolução CD/FNDE nº 45/2009, para profissionais da área de Ciências Agrárias afim de atuarem no Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com Qualificação Social e Profissional para Agricultores(as) Familiares - Projovem Campo / Saberes da Terra.

As inscrições serão realizadas no período de 04 a 08 de fevereiro de 2013, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos municípios sedes das Unidades Regionais de Educação.