terça-feira, 31 de julho de 2012

Mudanças já!

Antes de começar este post, gostaria de avisar que não sou partidário mas expressarei minhas críticas a alguns candidatos! O texto abaixo é a expressões de minha opinião, qualquer crítica é bem vinda! Afinal falar sobre política é complicado!

Este ano temos eleições para prefeito e vereador… mas nos faltam opções! Quando me refiro em falta de opções estou me referindo à mentalidade da população de que só existem 2 candidatos para prefeito.
Agora lhes pergunto, quais são os candidatos a prefeitura de Grajaú? Não me assustaria se me disserem apenas o JOÃO PEDRO (PMDB) e OTSUKA (PT). Vamos conhecer o perfil dos candidatos? Acredito que chegou a hora de mudarmos estes nossos pensamentos alienados! 

JOÃO PEDRO FERREIRA NETO, graduado em Engenharia, 67 anos, casado, natural de Grajaú [MA]. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. Faz parte da Coligação “Grajaú Feliz” e tem o apoio dos seguintes partidos: PMDB, PSC, PPS, DEM, PMN, PV e PRP.
(pergunta)... Vamos entregar a cidade na mão do João Pedro novamente? O que ele fez de BOM pela cidade? (responda)...

JÚNIOR DE SOUSA OTSUKA, graduado em Educação Física, Pós-graduado em Planejamento Educacional, Pós-graduado em Segurança Pública - Gestão de Pessoal, Técnico Militar, fez parte da Força Nacional de Segurança Pública, têm 44 anos, casado, natural de São Luis [MA], filiado ao Partido dos Trabalhadores - PT. Faz parte da Coligação “Liberta Grajaú” e tem o apoio de dos seguintes partidos: PRB, PP, PDT, PT, PTB, PSL, PTN, PR, PSDC, PRTB, PHS, PTC, PSB, PSDB, PC do B e PT do B. 

(pergunta)... Vamos entregar a cidade na mão do OTSUKA? O que ele já fez de BOM pela cidade? NÃO!!! Vou bater na tecla que os adversários dele com certeza vão apanhar ou bater: 

Confesso que não tenho nada contra estes dois adversários? Não quero falar para votarem em um candidato, ou não votarem, apenas pensem com cautela nos candidatos que desempenharam suas funções e naqueles que devem ser eleitos, quero abrir os olhos das pessoas que ainda existem candidatos sérios tanto para Vereador e Prefeito… Chegou a hora de mudarmos! Conto com vocês nessa minha batalha de conscientização!

Augustosr...

SEDUC REÚNE LIDERANÇAS INDÍGENAS GUAJAJARA

Quarenta e cinco lideranças indígenas Guajajara dos municípios de Arame e Grajaú estiveram nesta segunda-feira (30), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles foram recebidos pela Secretária Adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Carmen Cassas, e pela Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Narcisa Enes Rocha.

Na ocasião, foram discutidas e encaminhadas questões referentes ao transporte escolar indígena, vistoria às escolas, alimentação escolar, entre outros assuntos, dentre os quais: a proposta de realização de um seminário estadual de educação indígena no Maranhão, bem como um encontro de universitários indígenas maranhenses.

De acordo com o líder indígena da Aldeia Bacurizinho, José Arão Marizê Lopes, a reunião foi satisfatória e importante para discutir questões referentes à educação indígena no estado. “Fomos prontamente atendidos pela Seduc, por meio da Secretária Adjunta, Carmen Cassas, que com muita naturalidade nos informou que irá encaminhar as demandas apresentadas pelas lideranças indígenas”, ressaltou.

Durante a reunião, Arão Marizê, também, destacou melhorias na alimentação escolar indígena, ofertada pela Seduc. “Nossas escolas estão conseguindo atender a demanda de merenda escolar para os alunos indígenas. A alimentação oferecida pela Secretaria melhorou em qualidade e na quantidade servida aos alunos, que estão mais receptivos”, apontou o líder Guajajara.
Ao final do encontro, os índios denunciaram à Seduc a existência de um conflito interno entre diferentes grupos indígenas na Aldeia Ipu, em Grajaú, prejudicando as aulas nessa comunidade. “Viemos pedir ajuda dos Governos Estadual e Federal para que os alunos não sejam prejudicados. A Secretaria nos informou que fará os devidos encaminhamentos”, afirmou Arão.

Fonte: Imirante.com

terça-feira, 24 de julho de 2012

REPÚDIO QUE REAFIRMA ATAQUES DE DILMA AOS DIREITOS TERRITORIAIS DOS POVOS INDÍGENAS

O Governo da Presidente Dilma, por meio da Advocacia Geral da União baixou no último dia 16 de julho a Portaria 303, que diz considerar “a necessidade de normatizar a atuação das unidades da AGU em relação às salvaguardas institucionais às terras indígenas”, supostamente nos termos do entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal na Petição 3.388 - Roraima (caso Raposa Serra do Sol). A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB manifesta publicamente o seu total repúdio a esta outra medida autoritária do Governo Dilma que como o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, considera os povos e territórios indígenas ameaças e empecilhos a seu programa neodesenvolvimentista, principalmente à implantação do PAC e do PAC 2, pois dificultam os processos de licenciamento das obras do Programa (hidrelétricas, ferrovias, rodovias, usinas nucleares, linhas de transmissão etc.) A APIB repudia esta medida vergonhosa que aprofunda o desrespeito aos direitos dos povos indígenas assegurados pela Constituição Federal e instrumentos internacionais assinados pelo Brasil. Entre outras aberrações jurídicas, a Portaria relativiza, reduz e diz como deve ser o direito dos povos indígenas ao usufruto das riquezas existentes nas suas terras; ignora o direito de consulta assegurado pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT); reduz o tratamento dos povos indígenas à condição de indivíduos, grupos tribais e comunidades; afirma que são as terras indígenas que afetam as unidades de conservação, quando que na verdade é ao contrário, e, finalmente, enterra, ditatorialmente, o direito de autonomia desses povos reconhecido pela Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

JOÃO PEDRO 15 - COLIGAÇÃO GRAJAÚ FELIZ


Foi aberto oficialmente no dia 30/06/2012, o calendário eleitoral das eleições 2012 em Grajaú, esse calendário foi marcado com as convenções de partidos que apontam seus aliados a concorrer à prefeitura da cidade.
A convenção da coligação Grajaú Feliz, que tem como candidato João Pedro Ferreira Neto e vice-prefeito Antonio Matias, apontado por Mercial Arruda prefeito municipal, ocorreu na escola caminho do futuro no bairro Vilinha, com a presença de um grande número de pessoas e seguidores do governo. Lideres políticos e pré-candidatos a vereadores, se fizeram presentes, entre os lideres de apoio a João Pedro 15.
O discurso do grupo que coordena Grajaú é, manter a frente trabalhista equilibrada em nossa cidade. A chegada de João Pedro foi aplaudida pelo povo e o pré-candidato foi conduzido por lideres à mesa, entre os condutores estavam o vereador JOSÉ ARÃO MARIZÊ LOPES, juntamente com a comunidade indígena da aldeia BACURIZINHO.

Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova Cota Racial e Social


De: Nathalia Passarinho/G1

BRASÍLIA - A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades federais para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. O projeto combina cota racial e social. Agora, o texto segue para votação no plenário e depois para sanção presidencial.
As vagas reservadas serão preenchidas de acordo com a proporção de negros, pardos e índios na população de cada unidade da federação onde está instalada a instituição de ensino. O restante da cota será distribuído entre os demais alunos que cursaram o ensino médio em escola pública.
Isso significa que, em um Estado com maior percentual de negros, como a Bahia, mais estudantes negros entrarão nas vagas reservadas.
Ainda de acordo com a proposta, no mínimo metade das vagas reservadas (25% do total de vagas) deverão ser destinadas a estudantes de escola pública oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
As universidades deverão selecionar os alunos de instituições públicas com base no coeficiente de rendimento. O texto diz ainda que 50% das vagas em instituições técnicas federais deverão ser preenchidas por quem cursou o ensino fundamental em escolas públicas. Também neste caso, metade da cota será destinada a alunos advindos de famílias de baixa renda.
A proposta exige que as instituições ofereçam pelo menos 25% da reserva de vagas prevista na lei a cada ano, a partir de sua publicação no Diário Oficial, e terão prazo de quatro anos para o cumprimento integral das novas regras.
A reunião da Comissão de Direitos Humanos foi acompanhada por estudantes de escolas públicas, que defendem as cotas sociais em substituição das cotas exclusivamente raciais.