quarta-feira, 25 de abril de 2012

SEMINÁRIO; CONHECER PARA VALORIZAR A CULTURA INDÍGENA

Os acadêmicos do curso de filosofia da UAB, através de Mirian Carvalho, Rafael Rodrigues, Antonio Gomes e Marcos Paulo, realizaram nesta quarta-feira dia 25 de Abril 2012, um seminário abordando o seguinte tema; “CONHECER PARA VALORIZAR A CULTURA INDÍGENA”.

A programação teve inicio às 08:00 da manhã na escola CAIC AMARAL RAPOSO, com a participação da Célia Falcão (diretora CAIC), Dourival Barros (coordenador do município), Antonia carvalho Rosa Chaves (coordenadora pedagógico UAB), Edilson Ribeiro Guajajara (coordenador pré-escola bacurizinho), José Arão Marizê Lopes (vereador & liderança indígena) e alunos da referida escola...

O evento teve a seguinte programação:

Palestras;
1º Tema: Influência da cultura indígena - Antonio Gomes (acadêmico);
2º Tema: Personalidades Indígenas - Marcos Paulo (acadêmico);
3º Tema: Conhecer para valorizar a cultura indígena - José Arão (vereador e liderança indígena)
Apresentação dança cultural TUPAN KAIMAN;

Entoação do Hino de Grajaú na língua Tupy e uma homenagem ao dia do índio “19 de abril” realizado por alunos da Aldeia Bacurizinho...

sábado, 21 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO NA ALDEIA BACURIZINHO

O dia do índio na Aldeia Bacurizinho foi comemorado com muita festa. Foi elaborado e executado por professores do C.E.I. Raimundo Lopes o I PROJETO DE “JOGOS ENTRE ESTUDANTES INDÍGENAS”, que teve início no dia anterior (18.04) e término no dia do índio (19.04). 

As modalidades disponíveis foram:
Futebol de campo masculino e feminino (adulto);
Futebol de campo masculino (juvenil);
Futebol de campo masculino (mirim);
Cabo de força masculino e feminino (adulto);
Cabo de força masculino e feminino (entre professores das Escolas Indígenas participantes);
Cabo de força mirim;
Tiro ao alvo c/arco e flecha;
Canoagem e natação (suspensas em função do volume de água do rio);
Atletismo

Escolas participantes:
C.E.I. Raimundo Lopes
C.E.I. Djalma Marizê Filho
C.E.I. Muyráw

Compareceram para prestigiar a festa, membros das comunidades indígenas das aldeias: Lagoa Comprida, Planalto, Planície, Pedra, Cocalinho, Cocal Grande, Ytapew, Chapadinha, Arymy, Ipú, Tamarindo, São José e São Francisco (município de Grajaú-MA) e Sambaíba (município de Arame).

A Festa foi encerrada com chave de ouro com a entoação de cantorias. À noite, a animação ficou sob responsabilidade da banda de forró Wanderson e C&A.
Agradecemos aqui o costumeiro e total apoio da municipalidade, em especial ao Prefeito Mercial Arruda, vereador e liderança indígena José Arão e Secretário Municipal de Educação Antônio Carlos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO INFORMÁTICA EDUCACIONAL INDÍGENA DO C.E.I. RAIMUNDO LOPES

No dia 13 de abril de 2012, foi realizada a aula inaugural de um projeto idealizado por Alessandra Kaelly Araújo Melo Lopes e Augusto Serra Ribeiro, ambos, professores do Centro de Ensino Indígena Raimundo Lopes, Aldeia Bacurizinho, Município de Grajaú-MA.

O projeto visa inserir na grade curricular dos pequeninos de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental a disciplina Informática Educacional Indígena.

Em virtude dos avanços tecnológicos, ao qual a sociedade está sujeita, e de forte influência que, em especial, o computador exerce no processo ensino-aprendizagem, é importante propiciar a criança à familiarização com essa ferramenta, que se faz praticamente indispensável no gerenciamento de informações e na construção de conhecimentos. O intuito deste projeto é apresentar ao aluno as partes do computador que o ajudarão no seu desenvolvimento educacional assim como obter acesso a era digital.

O referido projeto tem como objetivos: Desmistificar o computador, ajudar as crianças indígenas a reconhecer a função da máquina e seus periféricos, desenvolver habilidades de coordenação motora com o manuseio do mouse e teclado; estabelecer relações de cooperação e participação entre os alunos; trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico; encorajar as crianças a ter confiança em sua capacidade de lidar com situações desconhecidas, gerar socialização e autonomia. O professor de informática trabalha em parceria com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental II e com os professores indígenas e não indígenas que atuam nas diversas áreas do conhecimento.

Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Religião e Artes.
Recursos utilizados: Datashow; Softwares Educacionais; Internet; Lousa; DVD;  Atividades impressas; Lápis de cor.

sábado, 14 de abril de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO ALESSANDRA KAELLY MELO LOPES

Nossa grande AMIGA, MÃE, COMADRE E GUERREIRA, em mais um ano que se passa com certeza DEUS reservou e selecionou uma nova lista de sonhos em seu coração.

Se uma ou outra dificuldade surgiu na trilha do seu destino foi logo deixado de lado sem muito esforço, pois pessoas assim como você conseguem tudo com mais tranqüilidade porque há uma presença significativa de DEUS a todo momento. Então tudo é sucesso e alegria.

Que a felicidade e o desejo de conquistar novos horizontes, continue sendo seus incansáveis companheiros, e que haja muita luz em seu caminho pra que as metas sejam todas alcançadas tornando seu coração sereno e fazendo de você uma eterna vencedora.

A vida é um caminho para sonhos e flores, que o Sol brilhe com muita intensidade em cada novo dia proporcionando a você uma grande vontade de viver cada segundo com prazer e harmonia.
Estes são os mais sinceros votos de; AMIGOS(AS), ALUNOS, E EM ESPECIAL FAMÍLIA MELO & MARIZÊ...

terça-feira, 3 de abril de 2012

LIMPEZA PÚBLICA NA ALDEIA BACURIZINHO GRAJAÚ-MA

Teve início nesta terça-feira 02/04/2012 a LIMPEZA PÚBLICA NA ALDEIA BACURIZINHO, conseqüência da extensão da parceria da PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚ-MA com a população INDÍGENA MUNICIPAL. Além da limpeza das ruas e campos de futebol, todos os resíduos estão sendo transportados em caçambas para fora da aldeia.

A conclusão do trabalho está agendado para o dia 04/04/2012 e em seguida a limpeza da prefeitura irá beneficiar também as aldeias; IPÚ, MORRO BRANCO E TAMARINDO.

Obrigado aos trabalhadores indígenas e não-indígenas pela contribuição direta e principalmente ao Sr. PREFEITO MERCIAL LIMA ARRUDA, VEREADOR INDÍGENA JOSÉ ARÃO, pela determinação e ao SECRETÁRIO LINDUCA pela execução.

AGRADECIMENTOS INDÍGENAS GUAJAJARA DA ALDEIA SEDE BACURIZINHO...