segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

YUNA KAELLY MELO LOPES (GUAJAJARA)

Parabens!!!

Realmente a educação, é sem dúvida um dos processos mais importantes na formação do ser humano. Por isso nunca perca seu lado infantil, continue sendo a criança que existe em você. A criança que sonha, que acredita, que vê um futuro brilhante pela frente. Seja você de verdade, mesmo naqueles momentos quando se sentir pequena diante dos desafios. Por esta razão, além da disposição para o sacrifício, quero que lembre do conselho e diálogo de seus pais e família. Não se deixe amarrar por compromissos que comprometam sua crença e seus ideais. Jamais permita que negociem seu caráter e dignidade. Seja diferente, mantenha seus princípios, custe o que custar. Lembre-se que no céu tem um ser que te guia “DEUS” e na terra alguém que te ama “NÓS”. Parabéns filha, que DEUS te dê muita saúde e sabedoria para que seja sempre uma GUERREIRA VENCEDORA!!!

Augustosr & Família Guajajara

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

I PROJETO CRIANÇA INDÍGENA FELIZ - ALDEIA BACURIZINHO

Realização/Organização: CESGRA/UEMA, Sub-Pólo ASSINGRA, Vereador e Liderança Indígena José Arão.

A execução do “Projeto Criança Indígena Feliz” deu-se dia 26.11.2011. Além das atividades previamente programadas para acontecer, como apresentações (peças teatrais e fantoches) sobre higiene corporal e bucal com posterior distribuição de kits (sabonetes, permetrina e pentes fino/creme, escova e fio dental), peça teatral sobre alimentação saudável (com distribuição frutas, sopa e bolos c/ suco) realização de gincana, expedição cartão SUS (indígena) e distribuição de brinquedos a todas as crianças presentes, entre outras atividades. Houve também a participação da Secretária Municipal de Assistência Social e sua equipe, que oportunizaram à comunidade indígena da Aldeia Bacurizinho e Aldeias circunvizinhas, o cadastramento e recadastramento das famílias indígenas para benefício bolsa família, cadastro de idosos para obtenção da carteira “passe livre” e cadastramento para obtenção de BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ficou demonstrado a necessidade de retorno da equipe a Aldeia Bacurizinho para conclusão dos trabalhos, pois a demanda superou as expectativas pela importância que os trabalhos ali iniciados representam ao povo indígena Guajajara daquela região, retorne este concretizado dia 29.11.2011.
Ficam aqui os agradecimentos a municipalidade (Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários de Saúde, Assistência Social e Educação) pela significativa contribuição em doações e pelo fato de terem prestigiado a comunidade indígena com suas presenças.
Agradecimentos especiais aos Acadêmicos de Enfermagem e Zootecnia, corpo docente e administrativo do CESGRA/UEMA, pela extensão do projeto à comunidade indígena da aldeia Bacurizinho.
Agradecimentos ainda aos profissionais do Sub-Pólo ASSINGRA (representante Alessandra, Enfermeiras, Odontóloga, técnicos de Enfermagem e AIS), pela busca de parcerias e trabalho desenvolvido dentro das comunidades indígenas. Às representantes da UFMA Imperatriz-MA, professora Drª Glória Freitas e acadêmica de enfermagem Mariana e por fim aos representantes do DSEI/SESAI-MA Dr. Welington e Sônia e demais participantes.