quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROJETO CRIANÇA INDÍGENA FELIZ

Convidamos nossos amigos(as), internautas e leitores do blog “aldeiabacurizinho.blogspot.com”, para participar no dia 26/11/2011 (sábado) da execução do Projeto “Criança Indígena Feliz”, da parceria UEMA/CESGRA através dos acadêmicos de Enfermagem e Zootecnia, em parceria com Sub-Pólo ASSINGRA e apoio do DSEI/SESAI-MA e Prefeitura Municipal de Grajaú/MA, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O projeto vêm sendo trabalhado desde 2006 com as crianças do bairro Mangueira em Grajaú/MA (bairro de Localização do CESGRA) e que neste ano, a pedido dos profissionais do Sub-Pólo ASSINGRA, está sendo estendido para área indígena, mais especificamente para Aldeia Bacurizinho.
O projeto além de promover ações voltadas para melhoria da qualidade de saúde das crianças, trabalha também questões voltadas para assistência social, pois leva em consideração o conceito de saúde definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) “Saúde é o completo bem-estar físico, mental, social e não somente a mera ausência de doença ou moléstia”. 
 
                        Para o dia foi programado as seguintes atividades:

Palestras educativas de higiene bucal, com posterior distribuição de Kits (escova e creme dental);
Palestras educativas de higiene corporal, com posterior distribuição de Kits (sabonete, pente fino e permetrina);
Palestras educativas de bons hábitos alimentares, com distribuição de frutas (lanche manhã), sopão (almoço) e suco de frutas (lanche tarde);
Expedição do cartão do SUS para as mães e crianças;
Distribuição de brinquedos a todas as crianças participantes;
Brincadeiras (gincanas) educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente, entre outras...

A abertura dos trabalhos será às 08:00 horas, com a entoação do Hino de Grajaú/Ma na língua indígena Tupy.

                                           Saudações Indígena

                                     JOSÉ ARÃO MARIZÊ LOPES
                                                     Vereador 


domingo, 13 de novembro de 2011

FESTA DO MOQUEADO OU FESTA DA MENINA MOÇA


Foi realizado entre os dias 11 e 12 de Novembro 2011, na Aldeia Bacurizinho localizada a 24 Km do perímetro urbano de Grajaú/MA. A tradicional “FESTA DO MOQUEADO” ou “FESTA DA MENINA MOÇA”, com a participação de 22 (vinte e duas) meninas, entre as quais destacamos a participação de uma não-indígena filha do amigo conhecido como “CABECINHA” que em contato com a coordenação do evento autorizou a participação da referida moça, sendo um motivo de orgulho para os Guajajara da região Bacurizinho.
O rito de passagem da “Festa da menina moça”, é uma tradição entre os Guajajara que marca a puberdade da mulher indígena Guajajara, onde a menina moça passa por diversos rituais com intuito de prepará-las para vida.
A comemoração teve a participação dos membros da comunidade, pais das moças e professores indígenas e não-indígenas, nas atividades a serem desenvolvidas como; (caçadas, construção de barracões, acolhimento e envolvimento na preparação da alimentação dos visitantes), no decorrer da festa.
A festa contou com a presença de índios das aldeias vizinhas e brancos convidados. Assim como estiveram presentes o vereador (José Arão Marizê) e o Prefeito (Mercial Lima de Arruda), acompanhados pelo Vice-Prefeito (Antônio Matias), o Secretário de Educação (Professor Antônio Carlos) e a noite a visita dos Senhores: (Charles) Sec.de Saúde, (Chico Matias) Sec. Assuntos Políticos do Município.