domingo, 11 de setembro de 2011

KUZÀ TÀY WYRÁ ' Ó HAW

KUZÀ TÀY WYRÁ ‘ Ó HAW
FESTA DE MOQUEADO
FESTA DA MENINA MOÇA
POVO GUAJAJARA

Com o objetivo de manter a identidade preservando a cultura, será realizado no dia 12/11/2011 a “FESTA DE MOQUEADO - FESTA DA MENINA MOÇA”, na aldeia sede BACURIZINHO EM GRAJAÚ - MARANHÃO. Os parentes indígenas e não-indígenas estão CONVIDADOS para participarem da grande FESTA!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Feliz Aniversário Guerreira; Judite Marizê Lopes

A família MARIZÊ LOPES, PARENTES INDÍGENAS E AMIGOS VERDADEIROS, desejam a você JUDITE MARIZÊ LOPES, nesta data 09 de Setembro 2011. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque DEUS, na sua infinita sabedoria, deu a natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias, afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas, sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de DEUS.
É ser grata, reconhecida, forte, destemida.
É ser rima, é ser verso, é ver DEUS no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
Que continue firme e sempre acreditando na conquista de novos valores, superação e principalmente falar aquilo que tem que ser falado de forma positiva e convicta da verdade. PARABENS GUERREIRA!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

INTERCÂMBIO CULTURAL DO C.E.I RAIMUNDO LOPES & COLÉGIO MILITAR TIRADENTES


                        Os alunos (a)s, professores (a)s e cantores indígenas natos do C.E.I RAIMUNDO LOPES DA ALDEIA BACURIZINHO à convite da coordenação do COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DE IMPERATRIZ/MA, participaram do evento “PROJETO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES RESGATANDO NOSSO FOLCLORE” idealizada pela Profª SAMANTA BARRETO (português). Durante o período do evento foram feitos trabalhos nos aspectos folclóricos; mitos, danças, músicas, artesanatos e ainda a oportunidade de conhecer melhor alguns autores contemporâneos maranhenses. Os indígenas guajajara da aldeia BACURIZINHO fizeram uma demonstração de uma das culturas tradicionais através de danças e cantorias “A FESTA DA MENINA MOÇA OU FESTA DO MOQUEADO”.
                        O que pode ser observado é a importância do intercâmbio permanente que deve haver entre os povos independentemente de cor, raça e poder. E principalmente aos povos indígenas que apesar de aproximadamente 05 (cinco) séculos de contatos ainda mantêm vivos os acervos, hábitos culturais e tradicionais peculiares a cada povo indígena do ESTADO DO MA e deste PAÍS.  Para os indígenas e principalmente aos alunos que participaram deste evento não foi somente uma mera apresentação, mas principalmente trocas de informações e conhecimentos. Todos os indígenas que participaram retornaram empolgados, pois, o valor e atenção que lhes foram proporcionados elevou o ego e ficaram dispostos a participarem de mais eventos em qualquer instituição quando virem a ser convidados.
                        Queremos destacar a presença, o apoio e a participação de todos na apresentação indígena à todo o corpo doscente e discente do COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DE IMPERATRIZ/MA, Gestor Regional de Educação de Imperatriz/MA – Dr: AUGUSTINHO NOLETO, Diretora Regional de Educação - Drª: VILMA BANDEIRA, Membro da Academia Imperatrizense de Letras - Dr: JOSÉ GERALDO DA COSTA. E queremos por ultimo destacar e parabenizar ao COLÉGIO MILITAR TIRADENTES através do CAPITÃO ALAN CAMELO que juntamente com a sua equipe participaram humildemente da nossa apresentação, e a nossa parente GUAJAJARA YUNA KAELLY MELO LOPES que tem sido uma GUERREIRA e reflexo de espelho positivo, primeiro por ser da aldeia BACURIZINHO e segundo por estudar no COLÉGIO MILITAR TIRADENTES. Que é uma referência na EDUCAÇÃO neste ESTADO.

Por:    José Arão Marizê Lopes (BomKissó)
            Vereador - Liderança Indígena (Grajaú/Ma)

CERTIFICADOS DE FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADORES INDÍGENAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS


            Os indígenas, JOAQUIM RIBEIRO NETO GUAJAJARA E VANIENA BENTO DE SOUSA GUAJAJARA, da aldeia BACURIZINHO, participaram e concluíram com competência e responsabilidade o curso de FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS - (multimeios didáticos dentro da logística) na modalidade à distancia EAD/GESAC, e aulas presenciais no período de 21/03/2011 à 31/05/2011, com a carga horária de 240 horas.
            Os CERTIFICADOS do curso foram entregues pelo IFMA e o projeto de FORMAÇÃO GESAC - parceria do MINICOM, MEC, REDE FEDERAL DE EPCT E CNPQ.  Acompanhado e supervisionado pelo MONITOR do centro de laboratório da aldeia BACURIZINHO o Sr. AUGUSTO SERRA RIBEIRO, a certificação aos participantes do curso em referência estimulou a participação de mais indígenas nas próximas modalidades de informática que graças ao apoio e incentivo da COMUNIDADE INDÍGENA, PROFESSORES, DIRETORIA DO C.E.I RAIMUNDO LOPES e em destaque ao IFMA e ao GESAC por intermédio da Sra. EVALDINÓLIA GILBERTONI MOREIRA e o Sr. EDUARDO DUTRA respectivos coordenadores das instituições acima, agradecemos imensamente pela extensão da oportunidade.

Por:    José Arão Marizê Lopes (BomKissó)
            Vereador - Liderança Indígena (Grajaú/MA)