terça-feira, 12 de julho de 2011

Vídeo Dia do Índio na Aldeia Bacurizinho em Grajaú/MA

Em comemoração ao DIA DO ÍNDIO 19 de Abril de 2011, os indígenas Guajajara do Município de Grajaú/MA, distribuídos em várias comunidades puderam manifestar-se de várias maneiras, com destaque para a cultura, através de cantorias ao amanhecer na aldeia Bacurizinho. Participaram também os professores indígenas e não-indígenas, juntamente com seus alunados da Pré-Escola ao Ensino Fundamental e Médio do Centro de Ensino Indígena Raimundo Lopes.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

GINCANA DE JOVENS GUAJAJARA 2011 - CENTRO PASTORAL GRAJAÚ/MA

O CENTRO PASTORAL DE GRAJAÚ/MA, através das Irms. Ana Lúcia, Suely e Sebastiana, realizaram neste sábado dia 02 de Julho de 2011, uma GINCANA DE JOVENS GUAJAJARA, abordando o seguinte tema; CONHECENDO E VALORIZANDO NOSSA HISTÓRIA E NOSSA CULTURA.
A programação teve inicio às 08:00h da manhã no Centro Pastoral, com a participação das seguintes equipes indígenas das aldeias; BACURIZINHO, IPÚ E MORRO BRANCO.
 
O roteiro da GINCANA teve inicio com;
a) Animação, acolhida e momento orante
b) “Grito de guerra” e apresentação das equipes com o corpo pintado de jenipapo e com fitas de cores amarelo, vermelho e azul.
c) Execução das tarefas e dinâmica.
d) Apresentação da cantoria da Festa de Moqueado, para dançá-la ao som do maracá.
e) Trazer diversos tipos de cascas, folhas e raízes de plantas medicinais e sementes da mata que são utilizadas na fabricação de remédios e artesanatos.
f) Torneio de Futsal (Masculino e Feminino)

Premiação das equipes indígenas;
1ª premiação: Todas as equipes participantes receberam 01 (uma) caixa de chocolate e 01 (uma) bola de futebol.
2ª premiação: Para equipe que obtiver maior numero de pontos; Passeio no Rio Tocantins.

O Futsal (Masculino), teve inicio, às 15:00h entre Morro Branco X Ipú, sendo consagrado o  Morro Branco. O segundo jogo foi entre Bacurizinho X Morro Branco. Sendo mais uma final entre os 02 (dois) times, que no tempo normal o Bacurizinho venceu com o placar de 08 X 05. E consagrou-se CAMPEÃO DO TORNEIO.
O Futsal (feminino), somente dois times participaram Bacurizinho X Morro Branco, como é de costume mais uma vez o Bacurizinho venceu com o placar de 03 X 02. E consagrou-se também CAMPEÃ DO TORNEIO.

A equipe do Bacurizinho, foi o grande vencedor com o maior números de pontos obtidos Nº 285 (duzentos e oitenta e cinco), através das tarefas dinâmicas e o torneio de futsal, e com esta conquista ganhou um passeio no Rio Tocantins. Manifestamos o nosso agradecimento aos colaboradores da Gincana, e principalmente aos irmãos e irmãs indígenas pela participação!!! PARABENS!!!