domingo, 22 de maio de 2011

RELATÓRIO DA AÇÃO DE SAÚDE REALIZADA NA ALDEIA JUSSARAL

No período de 23 a 24 de fevereiro/2011, foi realizado uma Ação de Saúde na Aldeia Jussaral, Município de Amarante/MA pela equipe Multidisciplinar do Sub-Pólo ASSINGRA, com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI-MA).
A equipe  de  multiprofissionais do Sub-Pólo ASSINGRA foi composta por 02 Enfermeiras,  02 odontólogos,  01 Auxiliar Consultório Dentário, 02 Técnicas de Enfermagem e 01 Coordenadora de Equipe, juntamente com o Coordenador Técnico do Programa de tuberculose do DSEI-MA, Dr. Wellinghton Queiroz de Freitas. A comunidade da Aldeia Jussaral recebeu toda a equipe de forma acolhedora, e a estrutura física do Posto de Saúde lá encontrado, superou as expectativas da equipe, pois dispôs de todos os espaços necessários ao bom andamento das atividades, como consultório odontológico montado, salas para consultas, sala para realização de exames do PCCU, banheiros, cozinha e laboratório de informática com internet. A boa adesão por parte da comunidade e sua interação com a equipe, permitiu com que os profissionais desenvolvessem de forma produtiva as atividades propostas.
Ressaltamos que havia grande expectativa por parte da comunidade da aldeia Jussaral e aldeias circunvizinhas em relação aos atendimentos odontológicos e realização de exames preventivos. Devido à falta de disponibilidade de profissional naquela região, resultando em uma demanda acima do esperado.
Foi realizado visita domiciliar em todas as residências da aldeia, oportunidade em que foi feito a vermifugação das crianças na faixa etária de 02 a 12 anos de idade. Realizou-se ainda, consultas de pré-natal, distribuição de preservativos, glicemia capilar, verificação de P.A. e solicitação de exames laboratoriais de rotina e Ultrassonografias (apesar de ter sido observado a grande dificuldade na realização de tais exames por falta de transporte).
Registramos também durante o período, o trabalho da Nutricionista lotada no pólo Amarante-MA, e não poderíamos deixar de mencionar o quanto foi gratificante e satisfatório para a equipe, o acolhimento e a adesão de toda a comunidade indígena da aldeia Jussaral e aldeias circunvizinhas (aldeia Xupé, Três Lagoas, Tarumã, Bacabalzinho, Funil, Lagoa Quieta e desaldeados do povoado Campo Formoso), destacando o apoio peramente do Agente Indígena de Saúde Frederico Pereira Guajajara e do técnico de enfermagem Ozeas Filho Santos Guajajara, que nos assistenciaram durante desenvolvimento de todo trabalho. Assim como às técnicas de enfermagem Surama e Suluene Santana, que preocupadas com a situação dos seus parentes indígenas, recorreram às instâncias superiores para tornar possível a realização da ação em referência. Listamos abaixo, a relação dos profissionais que compuseram a equipe e anexamos ao presente, o quantitativo de todos os procedimentos realizados, incluindo relação nominal por procedimento.

EQUIPE:
1.    Alessandra Kaelly Araújo Melo Lopes - Coord. da Equipe (Sub-Pólo ASSINGRA)
2.    Drª. Rayanne de Sousa Falcão Barros - Cirurgiã-Dentista (Sub-Pólo ASSINGRA)
3.    Dr. Luciano Lírio Melo de Moraes - Cirurgião-Dentista (voluntário)
4.    Dr. Wellinghton Queiroz de Freitas - Coordenador de Tuberculose DSEI-MA
5.    Letícia de Arruda Santos - Enfermeira (Sub-Pólo ASSINGRA)
6.    Lisandra Chaves Batista Ribeiro - Enfermeira (Sub-Pólo ASSINGRA)
7.    Jaciara Marizê Lopes - Auxiliar de consultório Dentário (Sub-Pólo ASSINGRA)
8.    Edna Silva Martins - Téc. de Enfermagem (Sub-Pólo ASSINGRA)
9.    Ivanilde Araújo Barros e Barros Cunha -Téc. Enfermagem (Sub-Pólo ASSINGRA)