quarta-feira, 23 de março de 2011

A FESTA É NOSSA!!!

Como uma das partes do processo inicial da FESTA DE MOQUEADO “MENINA MOÇA”. A nossa querida parente guajajara YUANÃ RABELO LOPES, filha do nosso irmão DARLAN MARIZÊ LOPES e IRAILDE SOARES RABELO LOPES, está na TOCAIA - ALDEIA CHAPADINHA NESTE MUNICÍPIO, desde o dia 04 de maio 2011, de onde sairá após 07 (sete) dias, de acordo com as normas, procedimentos, costumes e tradições culturais guajajara. Portanto terça-feira dia 11 de maio 2011 às 03:00h (madrugada). À partir do 1º dia da saída, ela estará restrita a algumas situações comportamentais como por exemplo; “DANÇAS, ALGUNS TIPOS DE COMIDAS, CONTATO COM ALGUNS ANIMAIS”, até 30 de setembro/2011 quando de fato será “A FESTA DE MOQUEADO” que ela fará parte juntamente com outras moças.
PARABENS QUERIDA, POR MAIS ESTA ETAPA DE VIDA. ESTAMOS ORGULHOSOS POR VOCÊ. QUE ALÉM DE LINDA E INTELIGENTE, É MEIGA E CARINHOSA.
ABRAÇOS À FAMÍLIA E AOS AMIGOS.
ARÃO (BOMKISSÓ)...

A PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAJAÚ/MA, através da Secretaria de Esportes e Lazer, que tem como Secretário o professor J. Guimarães, assessorado pelo Divino Polari, presentes no evento de uma competição entre 04 (quatro) times, sendo; Morro Branco, Juniores (Ipú), Guarani & Taimy (DA ALDEIA SEDE BACURIZINHO).
A competição teve inicio no campo Soçaite (Cidade Alta), às 15:00h entre Morro Branco X Taimy, sendo consagrado o  Morro Branco com  o  placar de 8 X 2, e a segunda competição entre Juniores X Guarani (DAS ALDEIAS IPÚ & BACURIZINHO RESPECTIVAMENTE). O vencedor foi o Guarani que disputou a final com o Morro Branco.
A grande final do torneio não poderia ser diferente entre os 02 (dois) times, que em tempo normal houve empate de 1 X 1, o que obrigou as duas equipes a decidirem a competição final nos pênaltis, sendo então o VENCEDOR do 1º TORNEIO INDÍGENA DO DIA DO ÍNDIO, O GUARANI DA ALDEIA SEDE BACURIZINHO. Para o CAMPEÃO foi entregue o TROFÉU e R$ 300,00 (trezentos reais) e para o VICE-CAMPEÃO MORRO BRANCO também um TROFÉU e R$ 200,00 (duzentos reais).
Manifestamos o nosso agradecimento aos apoiadores do evento, a imprensa e principalmente aos irmãos indígenas pela participação!!! PARABENS!!!